4 dicas gratuitas para atrair mais pacientes para sua clinica

Neste artigo, vou lhe dar dicas que você pode aplicar e saber como conseguir mais pacientes gratuitamente. O primeiro a ser entendido aqui é saber o que as pessoas fazem na internet. A web é muito mais que apenas selfies, videos de humor e afins. Sempre quando ouvimos falar de uma nova rede social logo surgem comentários negativos sobre ela.

Logo quando o Instagram começou a se popularizar muita gente postava selfies, mas logo se viu nessa rede social uma forma de fazer marketing e os perfis de negócios começaram a surgir. O mesmo acontece com o Snapchat, hoje uma padaria pode simplesmente fazer um snap assim que os pães estão saindo do forno, mostrando aquela fumacinha (melhor ainda se for um pão sem glúten, não é?!). Isso gera um engajamento das pessoas que residem no entorno da padaria.

Podemos dividir o comportamento dos usuários na internet em 4 categorias:

  • Fazer pesquisas
  • Acessar Redes Sociais
  • Consumir conteúdos
  • Checar e-mails

Entendendo isso, podemos falar de presença online.

Por que devo estar na internet?

Levei anos para saber como melhorar minha saúde e resolver alguns problemas crônicos. Se soubesse que tipo de profissional precisava certamente teria economizado tempo e dinheiro.

E você dever concordar comigo que tanto na internet quanto fora dela, todo o conteúdo que temos sobre saúde é obscuro, muitas vezes inverídico e de baixa qualidade. Mesmo assim, as buscas relacionadas a problemas de saúde só aumentam.

1- Blog

Quando converso a primeira vez com um profissional da área de saúde para tratar de marketing digital, o mais comum de se ouvir é que se ele entregar seus conhecimentos na internet, aí ninguém vai querer seus serviços. Porém, aí que ocorre justamente ao contrário, aqui na internet é onde mais acontece a lei do dar e receber.

Como poderei reconhecer seu valor se não te conheço? Como posso ter ideia do preço da sua hora se não sei quanto ela vale? São as mesmas perguntas que fazem seus pacientes.

Seu paciente tem as mesmas 24 horas por dia como você, mas como ele irá ter noção de quanto vale a sua hora? Basicamente mostrando seus conhecimentos, mostrando o quanto você se importa com seus clientes / pacientes.

Outro dia fui procurar um dentista e sabe como escolhi o profissional? Simplesmente pela distância. Era o mais perto para mim, mas eu poderia ter escolhido ir mais longe se tivesse reconhecido o valor dos seus serviços. Se você estiver sendo encontrado(a) pelo catálogo médico, pode saber que o paciente não reconhece o valor da sua hora.

Portanto procure entregar valor através de um blog, entregando conteúdo útil para seu potencial cliente e com certeza não só será mais procurado, como também reconhecido(a) como uma referência na sua área.

Esse é o princípio da Reciprocidade (em outro momento podemos tratar sobre ele).

E para ser uma referência, nada melhor do que ensinar. Quem vale mais, um médico que dá palestras ou aquele que não dá? Da mesma forma, quem vale mais, um médico que tem materiais publicados ou aquele que não tem?

Faça com que seus vários anos de estudo sejam reconhecidos, divulgando-os. E não se preocupe, porque todos querem economizar tempo. E você sendo encontrado na internet, pode ter certeza que estará ajudando seu potencial cliente a te encontrar.

Instagram
2- Instagram

Mais do que um aplicativo de fotos, o Instagram se tornou uma excelente ferramenta de negócios e hoje em dia é a rede social que mais cresce.

Lembre-se que não importa se você não está nas redes sociais, seu público está e isso é mais do que motivo para você também estar, por isso procure saber quais midias seus potenciais clientes mais frequentam. O Instagram com certeza é um ótimo canal para trabalhar com o nicho de saúde e bem estar.

No Instagram, você tem opção de publicar imagens e vídeos de 15 segundos. Pode gerar engajamento publicando dicas rápidas de saúde e publicar um pouco do seu cotidiano também no seu consultório e o que tiver relacionado com seu trabalho.

Lembre-se que confiamos nas pessoas que conhecemos. Há um princípio básico de marketing que é “quem não é visto não é lembrado”, porém mais do que ser visto, você precisa passar confiança. Não é pra todo mundo que tiramos o dinheiro do bolso.

Facebook

3- Fanpage no Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada e também já ultrapassou o Google como o site mais acessado do mundo. No Brasil, já somos mais de 100 milhões de usuários nessa rede social e por isso é importante estar nela como profissional.

Você sabia que antes de entrar em contato com um profissional seu cliente pesquisa antes no Facebook? Se não, faça uma pesquisa com eles. Veja que o fator confiança aí é o que pesa. Querem conhecer seu trabalho antes de solicitar uma consulta como também querem saber um pouco mais do profissional que irá cuidar de sua saúde. Isso sempre foi assim, sempre procuramos ter uma recomendação de algum amigo, colega de trabalho, só que agora com a internet e as redes sociais isso ficou muito mais simples.

O que um nutricionista deve postar em sua Fanpage?

Sei que o tempo é precioso para todo mundo, por isso vou dividir pra você as postagens em 3 categorias:

  • Conteúdo técnico
  • Cotidiano
  • Inspiracional

No conteúdo técnico é onde você irá passar seus conhecimentos para o público, com dicas para educar seu consumidor. Lembre-se que nem todo mundo está pronto para comprar seu produto assim que você estiver oferecendo. Por isso você deve ajudá-lo informando aquilo que ele precisa saber antes de procurar um profissional como você.

Nas postagens de cotidiano é onde você humaniza sua empresa e faz com que seu público saiba que você existe e passe a gostar de você. Porém, não se trata de postar qualquer coisa da sua vida, mas mostrar aquilo que tem a ver com seu trabalho e as pessoas que você quer atingir. Por exemplo, se você for um veterinário nada mais natural que você poste fotos com seu cachorro. Isso faz conexão com seus possíveis clientes que também tem um pet.

No inspiracional é onde você cria mais conexão com o público, isso gera muito engajamento. Porém você deve postar mais conteúdo técnico do que motivacional.

Essas dicas servem para qualquer rede social.

Youtube

4- Youtube – seu canal na internet

O Youtube é a ferramenta de buscas mais acessada depois do Google e é outra ferramenta gratuita que você pode utilizar na sua profissão, no seu negócio.

Aqui neste link podemos ver as estatísticas e constatar que houve um aumento de 40% em 2014 de pessoas que assistem ao Youtube por dia e o tempo de exibição dos vídeos cresce 60% por ano.

Além de vídeos de dicas, você pode postar vídeos de palestras online e offline, recomendações aos pacientes, recomendações de livros, depoimentos de pacientes e até entrevistas que tenha feito.

Tudo isso irá te ajudar a criar uma presença online e construir sua autoridade.

Dica bônus: Periscope – #TevêdoBem

O Periscope é um aplicativo desenvolvido pelo Twitter e serve para você fazer vídeos que expiram depois de 24 horas. Com ele você pode dar dicas semanais e interagir com os usuários.

É muito bom para se aproximar das pessoas porque você faz vídeos sem aquelas produções todas que são feitas para propagandas de TV. E falando nisso, alguns usuários do Periscope já estão apelidando-o de “Tevê do Bem”.

Seu cliente não quer comprar seu consultório nem suas qualificações, ele quer comprar a solução que você vende.

Eu ensino essas e muitas outras técnicas em minha consultoria personalizada. Caso você queira melhorar seu posicionamento e atrair mais clientes através do Marketing Digital, entre seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *