Como filtrar rapidamente spam no Google Analytics sem passar trabalho

Há 8 ou 9 anos quando comecei a usar o Google Analytics era mais simples de reconhecer o tráfego de um site, porém nos últimos anos o spam no Analytics se tornou uma praga porque suja suas métricas.

É criar o site e começar a receber visitas de outros países. Isso prejudica as análises de dados que acabam não tem confiabilidade e não ter dados reais não se pode fazer planejamento de campanha

E de longe a grande maioria das contas do Analytics estão desconfiguradas pra evitar isso.

Esses dias tivemos um spam bem comum devido a eleição americana. Muitos administradores de conta do Google Analytics perceberam este spam:

“Secret.ɢoogle.com You are invited! Enter only with this ticket URL. Copy it. Vote for Trump!”

Não se sabe ao certo a motivação desse spam e este site (https://www.searchify.ca/donald-trump-referral-spam-analytics/) lançou uma enquete perguntando sobre isso e a maioria das pessoas responderam dizendo que se trata de um spammer tentando capitalizar o tráfego em torno da polemica Trump na internet.

Como evitar spam no Analytics em 2 passos

Primeiro, em administrador, vá na Vista da Propriedade e clique em Visualizar configurações. Role a página e marque a opção Filtragem de bots, conforme imagem abaixo: filtrar-bots-analyticsFeito! Só salvar.
Segundo, pra resolver o problema de spam a prática é sempre criar filtros, porém como o spam é uma praga, criar todos os filtros necessários demanda muito tempo e um acompanhamento intenso. Por isso quero compartilhar esta ferramenta gratuita de uma agência digital da Holanda que vai te facilitar todo esse trabalho.

São filtros de lista negra e a ferramenta só cria os filtros por isso de tempos em tempos é preciso atualizar, mas quebra um galhão.

Tudo pode ser feito seguindo os passos no link da ferramenta acima.

analytics-block-spam

Se você não quiser mais usar a ferramenta e desinstalar ela da sua conta do Google Analytics, basta ir na sua conta Google, ir na lista de aplicativos conectados, encontrar a opção Referral Spam Blocker e clicar no botão remover a API.

analytics-na-conta

Se você não quiser usar mais os filtros que a ferramenta criou, basta excluí-los manualmente, indo para sua conta do Analytics e navegar para

“Administrador”> “Todos os filtros”.

E apagar todos os filtros com o prefixo referralspamblocker_ para cada conta.

Se você quer saber porque a ferramenta é gratuita vá na FAQ dela e veja o motivo.

Obrigado. De nada. 😎